@ Pontos Gatilho_Dor


Trigger points são pontos de gatilho e Tender points são a mesma coisa. Terapias com pontos de gatilho é uma técnica de terapia manual que envolve aplicações de pressão no tecido muscular para aliviar dores e disfunções no corpo. Normalmente a terapia com trigger points é feita junto com uma sessão de massagem. A técnica foi desenvolvida pelo médico Janet Travel nos Estados Unidos em 1940.
·         O que são?
Trigger points são áreas doloridas no musculo. Há dois tipos de trigger points: ativo e latente. Os trigger points ativos causam dores musculares que se transferem para outras partes do corpo. Os latentes só emitem as dores quando pressionados. Trigger points são muitas vezes associados com síndromes de dores miofaciais ou fibromialgia. Esses pontos existem em todos os seres humanos é não devem ser confundidos com pontos de acupressura ou acupuntura que são energias bloqueadas. Os trigger points é um fenômeno físico que você pode sentir quando tocar.

·         O que causa os trigger points?
Eles têm várias causas. Entre eles, posturas forçadas, sobrecarga na musculatura, acidentes, estresse, frio, calor ou falta de nutrientes.
Vários destes pontos dão dores de cabeça, dores no pescoço e lombar, nervo ciático, etc. Na massagem, o terapeuta pressiona o ponto ou cadeia de pontos de gatilho para aliviar as dores e reeducar o corpo para se livrar das dores. Se o terapeuta acerta o ponto o alivio é imediato.

Saiba mais a fundo...


Nosso organismo é formado por mais ou menos 60% de massa muscular. Junto com os ligamentos são responsáveis por manter estruturas ósseas em funcionamento harmônico. Eles são responsáveis por praticamente todos os movimentos do corpo.

Portanto, por ser exigidos o tempo todo, encontram-se sujeitos a desgastes, fadigas e lesões.
Executam movimentos voluntários e involuntários. Alguns músculos do corpo encontram-se em constante contração (mínima contração, na realidade) para que possam responder de imediato quando solicitados, como é o caso de alguns músculos da mastigação.
Quando nos movemos também estamos realizando uma contração voluntária. Quando os músculos contraem-se involuntariamente é porque ele entrou em estado de espasmo.
Outra condição de contração involuntária são os pontos de gatilho, conhecidos na língua inglesa comotrigger points, que são nódulos contraídos em bandas musculares tensas, de 2 a 5 mm de diâmetro, que podem ser encontrados nos músculos e fáscias. Eles comumente aparecem em indivíduos que possuem dor miofascial.

Pontos de gatilho da dor
Os pontos de gatilho podem estar latentes ou ativos. Quando estão latentes, não provocam dor espontânea, apenas quando manipulados. Quando ativos, provocam um padrão de dor referida quando fazemos uma digitopressão, ou seja, quando pressionamos o ponto gatilho com o dedo, o indivíduo sente dor em outro local (dor referida). Já foram mapeadas as zonas de dor referida dos pontos de gatilho.
Quando presente na musculatura cervical promovem quadros de dor semelhantes às dores de cabeça até mesmo similar dor na articulação temporomandibular.
É importante estar atento a este padrão de dor para não confundir com dor neuropática. Se estiver em uma área onde esteja comprimindo um plexo nervoso, como o plexo braquial, pode provocar dor nas costas, ombros, braços e mãos.
“O padrão de dor referida é que o distingue de outras dores musculares”.
Existe uma condição dolorosa que se assemelha a ele, que são os pontos sensíveis.

Qual a diferença?
A diferença é que os pontos sensíveis não provocam dor referida. Pelo contrário. Quando se executa a digitopressão em um ponto sensível, o indivíduo responde com um sinal típico de pulo e afastamento da pressão conhecida na língua inglesa como  jump sign.

Fisiopatologia (o que causa o) trigger point
A principal etiologia são microtraumas repetitivos. Duas teorias foram propostas para determinar a etiologia do T.P. Uma fala sobre o aumento do cálcio que promoveria e perpetuaria contrações voluntárias. A outra fala sobre a ação das catecolaminas.
O grande problema do ponto de gatilho é que, além de restringir o movimento ele promove uma diminuição da circulação sanguínea local, consequentemente menos aporte de oxigênio chega ao local, mais ácido láctico é produzido, consequentemente ocorre uma retroalimentação da contração e inflamação local e consequentemente restrição de movimento.
Uma pergunta frequente que me fazem é: já que ocorre uma contração muscular intensa, então porque os medicamentos relaxantes musculares não resolvem o problema?
Uma boa resposta é que a medicação deveria ser forte o suficiente para parar todas as contrações involuntárias dos músculos. Consequentemente o coração não suportaria.
Então se executa pressão digital no trigger point (em média 4 kg) para descomprimir a musculatura e interromper o ciclo de dor.

@ Moxa x Stiper x Ventosa @


@ Shiatsu x Do-In @


* Métodos * Shiatsu x Do-In


Massagem Shiatsu aplicada complementarmente com o Do_in



Recomendado contra problemas de coluna, estresse, insônia, problemas de deficiência funcional de órgãos, enxaquecas, cólicas, constipações, entre outros.

O Shiatsu é Semelhante à acupuntura, compartilhando filosofia, princípios, método de diagnóstico e pontos de tratamento.
É uma terapia Japonesa, derivada da Medicina Tradicional Chinesa, baseada em estímulos terapêuticos feitos em determinadas áreas e pontos do corpo.

Embora a expressão Shiatsu signifique "pressão dos dedos", essa definição é incompleta, já que utilizamos também a palma das mãos, o cotovelo, os joelhos e outras partes do corpo para imprimir os estímulos. Estes são feitos em pontos determinados, chamados "tsubo", que estão situados ao longo dos meridianos energéticos.

Não há enfermidades que o Shiatsu não possa auxiliar decisivamente no tratamento. Vendo o homem como um ser global - corpo, mente e espírito interligados - a técnica é indicada para qualquer pessoa, em quase todos os casos (embora às vezes seja necessário o auxílio de outras técnicas), principalmente para quem vê a saúde como um estilo de vida, e não apenas como um objetivo a ser atingido quando ficamos doentes.



O método assemelha-se ao da acupuntura, mais utiliza métodos manuais de pressão e massagem em vez de agulhas. Baseia-se nos estímulos em áreas específicas dos meridianos, capazes de obter respostas tanto do organismo como um todo, como de órgãos específicos em tratamento.
Por meio destes estímulos, o terapeuta restabelece o fluxo harmonioso da energia Qi, tonificando ou sedando os tsubos dos meridianos, alcançando o estado de equilíbrio e harmonia necessários à manutenção da nossa saúde.



Para diagnosticar o que há de errado, utilizamos a combinação de diferentes métodos (entrevista e anamnese de avaliação, observação e toque), baseados na teoria dos cinco elementos.



Pronto o diagnóstico, inicia-se a aplicação, feita de diversas formas: manipulações, pressões  e outros expedientes são utilizados em diferentes áreas do corpo, sempre com o objetivo de harmonizar o Qi e conseguir efeitos benéficos em órgãos e funções que possuam ligação à região estimulada.







* Método Dr. Vodder_Drenagem *

A Drenagem Linfática pelo método do Dr. Vodder utiliza pressões graduadas e constantemente alteradas, imitando as contratações próprias da musculatura lisa dos vasos linfáticos e acompanhando o ritmo deles.
As manobras consistem em círculos ou espirais num plano oblíquo à superfície tratada, aumentando-se gradativamente a pressão até a metade do círculo e em seguida relaxando-se também gradativamente. O aumento da pressão deve seguir a direção do fluxo linfático, o que implica no conhecimento do percurso das principais vias linfáticas e de seus afluentes.
As manipulações têm como objetivo direto o aumento do volume da linfa pelos capilares linfáticos e o aumento da velocidade de seu transporte através dos vasos e dutos linfáticos. Ao alcançar estes objetivos, exerce uma influência considerável sobre outras funções biológicas.

A Drenagem Linfática Manual tem influência DIRETA sobre:
  • a capacidade dos capilares linfáticos
  • a velocidade da linfa transportada
  • a filtração e reabsorção dos capilares sanguíneos
  • a quantidade de linfa processada dentro dos gânglios linfáticos
  • a musculatura lisa de arteríolas, metarteríolas e vasos linfáticos.
  • a musculatura esquelética
  • a motricidade do intestino
  • o sistema nervoso vegetativo
  • as imunorreações humorais e celulares
A Drenagem Linfática Manual tem influência INDIRETA sobre:
  • nutrição das células
  • oxigenação dos tecidos
  • desintoxicação do tecido intersticial
  • desintoxicação da musculatura esquelética
  • absorção de nutrientes pelo trato digestivo
  • distribuição de hormônios
  • aumento da quantidade de líquidos excretados

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens populares