Menopausa_Chá e Xarope Auxiliar

Menopausa

Chá:

1 colher de sopa de valeriana

3 colheres de sopa de menta

1 colher de sopa de camomila

4 xícaras de água fervendo

Cubra as ervas com água fervendo, deixe descansar por 10 minutos, tampado.

Quando esfriar tome de três a quatro xícaras ao dia.


Xarope:

1 limão com casca

6 folhas de laranjeira

3 anises estrelados

2 colheres de sopa de tília

1 colher de sopa de valeriana ralada


Macere muito bem o anis estrelado e as demais ervas, cubra com duas xícaras de mel e deixe por 12 horas em local fresco.
Após as 12 horas coe e use 1 colher de sopa três vezes ao dia.

# O Timo #

O Timo:

O timo de uma criança é um órgão proeminente na porção anterior do mediastino superior, enquanto o timo de adulto de idade avançada mal pode ser reconhecido, devido as alterações atróficas. Durante seu período de crescimento ele se aproxima muito de uma glândula, quanto ao aspecto e estrutura.

O timo consiste de dois lobos laterais mantidos em estreito contato por meio de tecido conjuntivo, o qual também forma uma cápsula distinta para o órgão todo. Ele situa-se parcialmente no tórax e no pescoço, estendendo-se desde a quarta cartilagem costal até o bordo inferior da glândula tireóidea. Os dois lobos geralmente variam em tamanho e forma, o direito geralmente se sobrepõe ao esquerdo. Ele apresenta uma coloração cinzenta rosada, mole e lobulado, medindo aproximadamente 5cm de comprimento, 4cm de largura e 6mm de espessura.

Considerado um órgão linfático por ser composto por um grande número de linfócitos e por sua única função conhecida que é de produzir linfócitos. Órgão linfático mais desenvolvido no período prenatal, involui desde o nascimento até a puberdade. para a Medicina Chinesa ele continua tendo grande valor e está ligado energéticamente com os Zang-Fu.

# O Baço (Pi) #


O BAÇO (Pi) – Elemento Terra (Mu)

Maior órgão do sistema linfático. Fica do lado esquerdo do corpo, oposto ao fígado. Limpa e filtra a linfa e os líquidos corporais, tirando de circulação bactérias, toxinas e células mortas; produz anticorpos; destrói hemácias velhas e ajuda a formar novas, por isso é considerado um depósito de sangue e de minerais, especialmente ferro.

Em medicina chinesa é o principal órgão da digestão, porque extrai da comida e dos fluidos a parte que se destina a produzir sangue e Chio Isso lhe dá status de fonte da existência pós-natal. Move a energia para cima, transportando o que transformou.


 Governa o sangue, não só porque ajuda a produzir como por ser o Chi do baço que mantém o sangue dentro dos vasos sanguíneos - se estiver deficiente você encontra sangue nas fezes, na urina, no vômito, sob a pele, menorragia, sangramento uterino.

Ele ainda leva o Chi e o sangue até os músculos e a carne, portanto aos quatro membros, cuja aparência reflete sua harmonia ou desarmonia; e é o dono do paladar, pois se estiver mal não deixa você distinguir os cinco sabores.

# Sistema Linfático_Distribuição #



Sistema Linfático

Distribuição da rede no corpo humano !!!

O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfóides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório, ou seja, é constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sangüíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sangüínea. O sistema linfático também é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores. O estudo do sistema linfático na sala de dissecação não é muito satisfatória porque a tenuidade das paredes dos vasos e seu pequeno tamanho fazem com que sejam indistinguíveis dos tecidos vizinhos.


A maior parte da informação sobre o sistema linfático tem sido obtida por estudos em laboratórios, com injeção de massa corada dentro de vasos muito pequenos. A injeção em grandes vasos não apresenta resultado satisfatório para estudo do sistema linfático devido a presença de numerosas válvulas.

Possui três funções interrelacionadas:

http://www.auladeanatomia.com/upload/site_pagina/bb.gif Remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais;
http://www.auladeanatomia.com/upload/site_pagina/bb.gif Absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório;
http://www.auladeanatomia.com/upload/site_pagina/bb.gif Produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos).
Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido, que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue, chama-se linfa.
A linfa é um líquido transparente, esbranquiçado (algumas vezes amarelado ou rosado), alcalino e de sabor salgado, que circula pelos vasos linfáticos. Cerca de 2/3 de toda a linfa derivam do fígado e do intestino. Sua composição é semelhante à do sangue, mas não possui hemácias, apesar de conter glóbulos brancos dos quais 99% são linfócitos. No sangue os linfócitos representam cerca de 50% do total de glóbulos brancos. A linfa é transportada pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e filtrada nos linfonodos (também conhecidos como nódulos linfáticos ou gânglios linfáticos). Após a filtragem, é lançada no sangue, desembocando nas grandes veias torácicas.

# Os Músculos #


Conceito de Músculos:

São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica.

O músculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares.

Os músculos representam 40-50% do peso corporal total.


Funções dos Músculos:

a) Produção dos movimentos corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr.

b) Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.

c) Regulação do Volume dos Órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.

d) Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sangüíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.

 e) Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens populares