Chi Kung_Equilíbrio e Longevidade


Chi Kung ou Qigong é uma prática chinesa antiga de fisioterapia, que remonta há mais de 2.000 anos. Inicialmente codificados por monges budistas e taoístas médicos logo adotaram suas técnicas, tendo uma preocupação comum com a criação de um método para melhorar a saúde humana e garantir a sua longevidade.



 


Mas não é só a saúde física. Nos mosteiros budistas, Qigong era destinada a obter o domínio do corpo e da mente. Seu objetivo era a iluminação e a libertação do ciclo de renascimentos. Por dominar suas emoções e desejos específicos por técnicas de respiração, monges taoístas buscam uma forma de superar o sofrimento humano. 



Este estado de espírito está perfeitamente expresso em quatro personagens que resumem a essência da doutrina taoísta "wu wei jung ching". Isto é, "sentar-se em silêncio sem." Esta regra significa não interferir com as leis da natureza, não se preocupar com problemas externos e manter a compostura própria, mantendo-se equilibrado mental e fisicamente, e em harmonia com a natureza.


Através de exercícios de qigong pode ser tratada uma série de condições crônicas, como hipertensão, insônia, diabetes, dor gástrica e intestinal, dor nas costas, enxaqueca, constipação, problemas sexuais e problemas nos olhos e audição.

O campo da deficiência visual é um dos mais beneficiados desta técnica milenar. Desgastado pelo tempo, pela poluição, por estimulações elétricas e a vida na cidade, nossos olhos são as verdadeiras vítimas da modernidade. Miopia, astigmatismo, glaucoma, hipermetropia, hipertensão ocular, estrabismo e outros males vieram um dia para ficar, manchando a imagem do mundo.



Exercícios de Qigong treinam o olho para voltar a receber, tonificam os músculos dos olhos, aumentando assim o suprimento de sangue e nutrientes para os líquidos circulantes nos tecidos. Ele procura remediar o possível, acelerar o fluxo de energias bloqueadas nos meridianos da qual também depende a saúde de nossos olhos.

Não é só processo de cura, Medicina Tradicional Chinesa sempre visa prevenção. 

Praticando esses exercícios alguns minutos por dia você aprende a relaxar os olhos, evitando fadiga excessiva e suas consequências. Nutre o Qi do fígado, que se abre nos olhos e comanda os músculos do corpo. 



* Técnicas e Tratamentos *


Yin Yang - O Conceito do Tao



Yin e Yang_a Base Medicina Tradicional Chinesa
Conceito surgido aproximadamente em 700 a.C. De acordo com essa visão, toda existência material do universo manifesta-se de forma polarizada, essa polaridade representa os pares opostos, complementares, interdependentes que se transformam uns nos outros constante e ininterruptamente. Assim, evidencia-se que cada montanha, molécula, bactéria, planta, planeta, enfim, toda a existência material é constituída por duas forças ou qualidades distintas. Uma sólida, outra fluida, uma estática, outra móvel, uma escura, outra clara, uma lunar, outra solar, uma passividade, outra ação, uma representa a noite, a lua, o frio, o princípio fecundo feminino, a outra representa o dia, o sol, o calor, o princípio criador masculino, uma é a mulher, Yin, a outra o homem, Yang, uma direita outra esquerda, uma norte outra sul, uma Terra, outra Céu, sempre e em tudo Yin e Yang.
Esta notável constatação indica que tudo que é manifesto no mundo material somente é possível devido à existência de seu oposto. Ser oposto não significa estar em conflito, representar um “adversário” ou qualquer forma de conotação pejorativa ou competitiva, ao contrário, os pares opostos, como homem e mulher, unem-se a fim equilibrar-se, proporcionar saúde, bem estar, benefícios mútuos e proporcionar a sua continuidade através dos séculos. Ao se observar a natureza, é evidente a realização maior de uma espécie qualquer, busca sua propagação e manutenção o que ocorre através da interação mútua deste par de opostos. Ao doarem seu tempo e energia, macho e fêmea unem-se pelo propósito único de conceber. Ao deixarem este planeta vivem ainda em sua prole. Assim também Yin e Yang somente existem devido a existência do outro, dentro de um está, sempre a semente que possibilita a existência do outro.
Filósofos taoistas descreveram este par de opostos e a eles nomearam Yin e Yang. O caractere chinês para Yin é uma montanha encoberta por uma nuvem, que representa a escuridão, para o Yang, por outro lado, o caractere mostra a mesma montanha com sua face iluminada pelo sol representando assim a luz. As primeiras referências sobre Yin e Yang estão no livro das mutações.
Yin e Yang é muito usado em tratamentos como Acupuntura, Shiatsu, Do-In e outras Terapias baseadas na Medicina Tradicional Chinesa

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens populares